O décimo segundo levantamento da safra de grãos, anunciado pela Conab, mais uma vez confirmou a produção recorde, em 2017. A colheita total deve ser de quase 239 milhões de toneladas. Alta de 28 por cento, ou seja, 52 milhões de toneladas, na comparação com o ano passado. Como a área plantada cresceu menos, cerca de quatro por cento, para 61 milhões de hectares, a safra bem maior é consequência de ganhos de produtividade.
A pesquisa também mostrou que o grão mais produzido do País, de novo, será a soja, que ocupa a liderança com folga. Serão colhidos 114 milhões de toneladas da oleaginosa, quase metade da safra nacional. Para se ter uma ideia, a produção de arroz também será boa, já que o clima ajudou. Mas as lavouras do grão devem render bem menos, algo em torno de 12 milhões de toneladas.
E pra fechar, destaque também para o feijão e o milho. No caso do primeiro, a terceira safra está em andamento e deve chegar a 836 mil toneladas. A área de cultivo disparou 17 por cento, enquanto o rendimento das plantações cresceu 26 por cento. Já para o milho, a segunda safra, que ainda não acabou, deve chegar a 67 milhões de toneladas. E a primeira, de 30 milhões, disparou cerca de 18 por cento.

 01

SORAYA MORAES
Quão Grande é o meu Deus

 02

PRETO NO BRANCO
Ninguém explica Deus

 03

FERNANDA BRUM
O que sua glória fez comigo

 04

SARAH FARIAS 
Deixa eu te usar 

 05

FERNANDINHO  
Galileu 

 06

ANDERSON FREIRE
Raridade

 07

VANILDA BORDIERI 
Viverei Milagres 

 08

DAVI SACER
Meu Abrigo

 09

PASTOR LUCAS  
Pintor do Mundo 

 10

DELINO MARÇAL
Deus é Deus

Parceiros