Há algumas sessões, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Camarguinho que instituiu no Calendário Oficial do Município a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo”, que pretende mobilizar a comunidade a respeito do tema, tendo em vista que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A exemplo de outros países, a proposta visa elaborar um cronograma de ações com fóruns de debates, palestras, seminários, distribuição de material informativo, como forma de conscientizar a população frente ao crescimento dos índices de transtornos psiquiátricos, como a depressão, que desencadeiam o suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídios no mundo subiu 60% nas últimas cinco décadas.

E as estatísticas mostram que esse problema atinge toda a população, independentemente de classe social ou escolaridade, e tem começado cada vez mais cedo. “Eu questionei algumas pessoas que entendem do assunto para saber se existe uma faixa etária e fui informado que não. Os casos de suicídio ocorrem em crianças de 10, 12 anos e adolescentes e isso faz com que fiquemos bastante preocupados, pois já temos um índice grande de suicídio em adultos e isso agora vem atingir os jovens que
têm todo um futuro pela frente”, ressalta Camarguinho.

No Brasil, é registrado um suicídio por hora, conforme o Mapa da Violência de 2011, do Instituto Sangari. O aumento foi tão considerável que o Ministério da Saúde definiu o suicídio como problema de saúde pública.

A Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio “Setembro Amarelo” propõe à Prefeitura, ainda, firmar parcerias com entidades de classes, universidades, organizações não-governamentais e outras instituições públicas visando a promoção da temática em
vários locais, disseminando as ações com o objetivo de conscientizar toda a população assisense.

 01

SORAYA MORAES
Quão Grande é o meu Deus

 02

PRETO NO BRANCO
Ninguém explica Deus

 03

FERNANDA BRUM
O que sua glória fez comigo

 04

SARAH FARIAS 
Deixa eu te usar 

 05

FERNANDINHO  
Galileu 

 06

ANDERSON FREIRE
Raridade

 07

VANILDA BORDIERI 
Viverei Milagres 

 08

DAVI SACER
Meu Abrigo

 09

PASTOR LUCAS  
Pintor do Mundo 

 10

DELINO MARÇAL
Deus é Deus

Parceiros