Professor da Unesp é demitido após mais de 40 denúncias de assédio em Marília
Cartazes com acusações contra professor foram retirados de campus da Unesp Marília
Arquivo Pessoal
Um professor do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília foi demitido por justa causa após 40 denúncias de assédio.
O desligamento de Rafael Salatini de Almeida foi realizado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de SP, nesta quarta-feira (12).
O g1 tentou contato com a defesa de Rafael Salatini de Almeida, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As denúncias contra o professor foram protocoladas pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello”, em maio de 2024, à Ouvidoria da universidade. Na época estudantes colaram vários cartazes em protesto pelo campus da universidade.
Em uma publicação realizada à época da denúncia, a União Estadual dos Estudantes de São Paulo alegou que os relatos envolviam falas de assédio, humilhação e preconceito. No dia 19 de março deste ano, o professor Rafael Salatini de Almeida foi afastado por 90 dias.
Professor da Unesp é demitido após mais de 40 denúncias de assédio em Marília
Divulgação
Em nota à TV TEM, a Unesp informou que a demissão do docente foi motivada por "procedimento irregular de natureza grave; ato de improbidade e conduta moralmente questionável" após a conclusão da Comissão designada para apurar o caso em Processo Administrativo Disciplinar.
Em publicação nas redes sociais, o Centro Acadêmico celebrou a exoneração do professor.
“Agradecemos a ajuda de cada estudante do curso de Relações Internacionais nesta luta, hoje comunicamos que atingimos nossa pauta máxima neste processo que se desdobra desde o ano passado”, diz a legenda da postagem.
Cartazes contra professor da Unesp Marília foram expostos no campus por alunos
Arquivo Pessoal
Frases teriam sido ditas por professor em sala de aula no campus da Unesp de Marília
Arquivo Pessoal
Veja abaixo os vídeos mais acessados no g1:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
*Sob a supervisão de Mariana Bonora
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da regiãoFONTE: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/11/14/professor-da-unesp-e-demitido-apos-mais-de-40-denuncias-de-assedio-em-marilia.ghtml