Escola com 2ª melhor nota do Enem na rede pública de SP, CTI da Unesp aposta em ensino na prática: 'Base consolidada'
12/09/2025
(Foto: Reprodução) 50 escolas com as melhores avaliações no Enem
Um levantamento feito pelo g1 com base no Ranking Enem 2024, mostra o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldan (CTI) da Unesp de Bauru como o segundo melhor colocado entre as escolas estaduais de São Paulo e o terceiro do Brasil na mesma categoria. O ranking leva em conta a nota média dos alunos que participaram do exame, incluindo a redação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
No estado, o colégio ficou atrás apenas do Colégio Técnico de Lorena (SP). Já no cenário nacional, o ranking foi liderado pelo Colégio Estadual Tiradentes, de Ijuí (RS), seguido pelo Colégio Técnico de Lorena e, na sequência, pelo CTI de Bauru.
O Ranking Evolucional do Enem considera as médias alcançadas pelos alunos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.
Na edição 2024 da prova, o CTI levou em conta a participação de 110 alunos, o maior número entre os primeiros colocados. A escola alcançou média geral de 680,96 pontos, com destaque para a redação, em que os estudantes tiveram média de 792,91 pontos. (Confira as melhores colocadas estaduais do centro-oeste paulista no final da reportagem).
CTI de Bauru ficou em segundo lugar no ranking das escolas estaduais com melhores notas no Enem 2024
Tomaz Melnek/ CTI
Como é estudar no CTI da Unesp
O ingresso no CTI ocorre por meio de um vestibulinho, aberto a alunos de escolas públicas e particulares interessados nos cursos de Informática, Mecânica e Eletrônica, integrados ao ensino médio.
Segundo a vice-diretora Daniela Mancuso Roda, o diferencial da escola está na formação técnica aliada ao conteúdo regular do ensino médio.
“Esse resultado vem do trabalho realizado no dia a dia, fundamentado em uma forte formação acadêmica. Se o nosso aluno aprende e consegue aplicar o conteúdo, ele terá sucesso em uma prova de vestibular, no Enem ou em um concurso público. O diferencial está na formação técnica, porque, nas disciplinas de Informática, Mecânica e Eletrônica, os alunos mobilizam a todo momento conteúdos trabalhados no ensino médio de forma prática”, afirma em entrevista ao g1.
A vice-diretora destacou ainda o perfil diverso dos alunos, com reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas. As oportunidades atraem jovens de toda a região, não apenas de Bauru.
“Acreditamos que isso também é um diferencial, pois o aluno é colocado em um universo onde convive com muitas realidades. O que percebemos nessa diversidade é um alunado bastante comprometido e engajado, que adere às propostas da escola. A escola não se restringe ao acadêmico; temos muitas atividades extraclasse e ações solidárias.”
Felipe Pinotti, estudante do 3º ano do ensino médio técnico em Mecânica, contou que a integração entre teoria e prática contribui para consolidar o aprendizado.
“Por exemplo, no meu curso de Mecânica, vemos muitos conceitos de Física e estática. Isso nos ajuda a entender melhor o que é visto em Física no primeiro ano, às vezes de forma rápida. Com isso, temos uma base mais consolidada para compreender esses conceitos com mais facilidade”, relata.
CTI da Unesp de Bauru é a escola com 2ª melhor nota do Enem na rede pública de SP
Vestibulinho 2026
O edital do vestibulinho já foi divulgado e oferece 210 vagas distribuídas entre os cursos de Informática, Mecânica e Eletrônica.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Vunesp, entre os dias 11 de setembro e 17 de novembro de 2025. A taxa é de R$ 80 para os cursos diurnos e de R$ 40 para os cursos noturnos.
A prova será aplicada no dia 14 de dezembro de 2025, das 14h às 18h30, e o resultado está previsto para 23 de janeiro de 2026.
CTI da Unesp une ensino médio e técnico em Bauru
Tomaz Melnek/ CTI
O que mostra o Ranking Enem 2024
O levantamento foi feito a partir dos microdados do Enem 2024 divulgados pelo Inep e analisados pelo SAS Educação.
22.718 escolas participaram da edição com pelo menos 10 alunos
16.256 eram públicas de âmbito federal, estadual ou municipal (71,6%)
6.462 eram privadas (28,4%)
No ano anterior, pouco mais de 12 mil escolas públicas haviam participado do Enem, contra 5.772 escolas particulares.
Com o crescimento do número de escolas públicas participando do Enem, o número de estudantes também aumentou. Em 2024, foram quase 867,5 mil alunos da rede pública, quase o dobro de 2023 (470,7 mil).
Na rede privada, o número também aumentou, mas de maneira mais discreta, e passou de 198 mil em 2023 para 233,7 mil em 2024.
Em 2023, a média de pontuação das escolas públicas foi de 511 pontos. No ano seguinte, a média aumentou 0,63%, chegando a 514.
O maior crescimento de desempenho foi observado em Redação, com um desempenho 7,25% superior ao do ano anterior. O desempenho em linguagens e suas tecnologias também subiu 1,04% em 2024.
No entanto, o resultado médio em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática caiu 0,77%, 3,15% e 2,27% respectivamente.
Já as escolas particulares tiveram uma queda no desempenho médio em comparação com 2023, indo de 607 para 605 pontos. Ainda assim, a média de pontuação é maior que a das escolas públicas.
Confira o desempenho das melhores colocadas na região:
Melhores escolas estaduais do centro-oeste paulista no Enem 2024
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região