Exporta SP abre inscrições para capacitar pequenos negócios em exportação; veja como participar
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Cidades da região de Marília (SP) e Bauru (SP) exportaram em 2025 mais de 100 milhões de dólares, tendo os EUA como um dos principais parceiros comerciais. Inscrições seguem até 31 de julho
Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM
O Governo de São Paulo está com inscrições abertas para o programa Exporta SP. A iniciativa visa capacitar micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais de qualquer região e setor do estado que queiram exportar produtos e serviços.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A capacitação beneficia exportadores das regiões de Bauru e Marília (SP), que já exportaram em mais de 100 milhões de dólares em 2025, tendo os EUA como um dos principais parceiros comerciais.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marília exportou US$ 18,18 milhões neste ano, representando uma queda de 7,6%. Mais da metade dos produtos exportados por Marília são da indústria de alimentos.
O principal parceiro comercial são os Estados Unidos, respondendo por 13% das exportações locais, mas as importações americanas caíram pela metade em comparação com o ano passado.
Já Bauru (SP) exportou US$ 91,51 milhões neste ano, um aumento de 6,7%. Cerca de um terço das exportações do município são de máquinas, enquanto o outro terço envolve carnes.
Os principais parceiros são Filipinas, Argentina e Estados Unidos.
Como funciona a capacitação?
A capacitação é 100% online e ocorrerá durante o segundo semestre, com duração de três meses. Os participantes terão acesso a:
Dois encontros coletivos por semana para abordar temas como formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial, e planos de marketing e vendas;
Até quatro mentorias individuais: encontros com especialistas para discutir necessidades e desafios específicos de cada negócio;
Apoio de especialistas por até dois anos após a capacitação.
O programa é organizado pela Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, que gerencia os quatro escritórios internacionais do Governo de SP na Europa, América do Norte, Ásia e Oriente Médio.
As empresas interessadas devem se inscrever pelo site da InvestSP. As inscrições são gratuitas e vão até 31 de julho.
Veja outros destaques do g1
g1 em 1 minuto: polícia investiga venda de suplemento de forma ilegal no interior de SP
Físico que 'coleciona' registros de meteoros fala sobre relação do fenômeno com asteroides e dá dicas de observação
Empresa do interior de SP é investigada por vender extrato de laranja moro com valor 10 vezes abaixo do original
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região