(Foto: Reprodução) Mais que um acessório, o chapéu representa tradição, identidade de um estilo de vida ligada ao campo e nas competições. O chapéu deixou de ser apenas um acessório para se proteger do sol, ele acompanho os apaixonados pela vida no campo em vários momentos
Reprodução/TV TEM
Ele está presente no campo, no dia a dia dos trabalhadores rurais e nas competições. Mais do que um acessório para se proteger do sol, o chapéu carrega tradição, cultura e identidade.
Para muitos, o uso do chapéu começa cedo, passado de geração em geração. Em fazendas, é indispensável para os peões, que enfrentam longos dias sob o sol. Além da proteção, ele se já faz parte da rotina e do vestuário, sendo quase um símbolo da profissão.
Nas competições, o chapéu também tem um lugar de destaque. Em provas de laço, por exemplo, é item obrigatório e muitas vezes customizado para refletir a personalidade do competidor.
O interesse crescente pelo acessório impulsionou um mercado especializado. Profissionais conhecidos como hat shapers moldam e personalizam chapéus para garantir o encaixe perfeito. No Brasil, esse trabalho vem ganhando espaço e conquistando clientes que valorizam a qualidade e a exclusividade do produto.
Há quem tenha uma relação ainda mais profunda com o chapéu. Colecionadores guardam modelos que marcaram momentos importantes de suas vidas, como troféus de conquistas ao longo dos anos. Cada peça conta uma história e reforça a conexão entre tradição e estilo de vida.
Veja a reportagem exibida no programa em 06/04/2025:
Profissional ganha a vida reformando chapéus
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo