Quase 8 mil estudantes participam do Provão Paulista na região de Bauru
30/10/2024
Provas são realizadas nesta quarta-feira (30) e na quinta-feira (31). São oferecidas mais de 15 mil vagas nas universidades públicas do estado de SP. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio realizam o Provão Paulista
Wilson Dias/Agência Brasil
Sete mil e 900 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da região de Bauru (SP) iniciaram nesta quarta-feira (30) o Provão Paulista Seriado 2024.
Nesta manhã, os estudantes da rede estadual responderam as questões de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As provas continuam nesta quinta-feira (31). Alunos das escolas estaduais, das Etecs, escolas municipais que aderiram ao Provão Paulista e escolas das universidades estaduais farão as provas em suas escolas de origem.
Alunos de outros estados e de escolas federais de Ensino Médio farão as provas em escolas localizadas em cinco polos de aplicação: São Paulo (capital), Campinas, Ribeirão Preto, Itapetininga e Araçatuba.
Estão em disputa 15.390 vagas, sendo 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP), 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e 2.631 para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Leia também
Aprovados em medicina pelo Provão Paulista, estudantes destacam a oportunidade para alunos da rede pública
Provão Paulista 2024: estudantes da 3° ano do Ensino Médio iniciam provas nesta quarta-feira
Os itens do Provão foram elaborados de acordo com o Currículo Paulista e buscam avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo de todo o Ensino Médio. Dessa forma, será exigido do candidato interpretação de texto e questões contextualizadas, assim como aquelas mais diretas, em que o conhecimento de área é mensurado em sua essência.
No primeiro dia de aplicação duas áreas do conhecimento foram avaliadas. A de Linguagens e suas Tecnologias inclui as disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa. Já Ciências da Natureza e suas Tecnologias é formada pelos componentes de física, química e biologia.
O dia segue com a prova de redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. É previsto um tema relevante e atual aos moldes do Enem e dos principais vestibulares do país.
No segundo dia, serão 18 questões de matemática e outras 24 questões, distribuídas entre as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia. As provas começam às 8h e tem duração de 5 horas nesta quarta e quatro na quinta-feira.
Correção das provas
As questões objetivas serão corrigidas por meio de leitor óptico, no mesmo molde da edição de 2023. No caso da redação, a responsabilidade é de uma equipe de colaboradores treinada pela Fundação Vunesp, instituição organizadora da prova.
A correção do texto deve levar em conta critérios como uso da norma culta, compreensão da proposta e capacidade de interpretação das informações.
Como é o cálculo da nota
Por ser um processo seriado, as notas conquistadas ao longo dos anos terão pesos crescentes. Para alunos matriculados na 3ª série, o cálculo é feito a partir do somatório da pontuação da 2ª série (em 2023) mais a da prova aplicada neste ano (2024).
É obrigatória a participação na edição passada. Caso o aluno não tenha realizado a prova (quando estava na 2ª série), ele estará automaticamente desclassificado.
Cada instituição de ensino superior conveniada publicará a instrução normativa para definir o processo de matrícula e o ingresso do estudante em cada faculdade.
O resultado do Provão Paulista e a primeira chamada para os futuros universitários estão previstos para o dia 20 de janeiro de 2025.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM