'Sou+ Bauru': comércios tradicionais da cidade resistem ao tempo com gestão familiar
14/12/2025
(Foto: Reprodução) 'Sou+ Bauru': comércios tradicionais da cidade resistem ao tempo com gestão familiar
No interior de São Paulo, comércios muito tradicionais, em que a administração vem passando de geração em geração, seguem resistindo ao tempo e sempre buscando por inovação.
No projeto “Sou+ Bauru”, idealizado pela TV TEM om o objetivo de fortalecer o orgulho dos bauruenses, a equipe de reportagem da emissora foi conhecer alguns desses comércios que fazem parte da história de Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Sorvete de família
Elio cuida da sorveteria da família há quase 70 anos em Bauru
Arquivo pessoal
As fotos antigas mostram os primeiros anos da sorveteria de Elio Ferrari. Ele guarda com carinho os poucos registros do início do empreendimento. Nessa época era até difícil imaginar que o comércio herdado do pai completaria 67 anos de atividade.
“Minha mãe que ensinava eu a fazer o sorvete, fazer os picolés. Fui aprendendo a fazer a massa, o sorvete de massa, era tudo batido no manual naquela época”, lembra.
Quando a sorveteria começou em 1958, apenas quatro funcionários davam conta de toda demanda. Hoje são 16, mas isso sem contar a ajuda da família.
“Sempre trabalhei na sorveteria todo esse tempo. E aí a sorveteria foi crescendo, foi mudando, foi mudando de loca. Agora hoje nós estamos estabelecidos aqui com o prédio próprio. Entrando as netas, o filho, agora a bisneta, eles estão todos trabalhando já”, completa.
A família foi crescendo com o tempo e cada novo integrante virou também um funcionário. O enteado do seu Elio, Gilson Lopes, é hoje um dos responsáveis por cuidar das finanças da loja.
Desde os 14 anos ele ajuda na sorveteria e viu de perto as mudanças que aconteceram no estabelecimento.
“Antigamente era tudo manual, hoje em dia é tudo mecanizado e tal, então isso melhorou bastante. Tanto a qualidade quanto a quantidade, o principal. A atualização é sempre importante, tanto pessoal, maquinário, e as receitas também. Conforme o pessoal vai mudando, vai exigindo novas receitas, a gente está sempre atualizando”, explica.
Se antigamente eram apenas seis sabores de sorvete, hoje já são mais de 50. A sorveteria se modernizou ao longo dos anos e a forma de se produzir o sorvete também mudou.
Neta do seu Elio, Maiara Lopes faz parte da terceira geração da família que ajuda na loja. Desde pequena ela vive essa rotina.
“Desde pequena já estando com eles, me lembro de jovem sair da escola, vir direto pra cá pra ajudar. Era outra realidade, era eu e mais uma menina só e a gente acabava fazendo tudo ao mesmo tempo. Mas desde sempre eu estive aqui e acabei vindo oficialmente lá para 2013. Eu sou professora, então eu trabalho também um pouco fora daqui, mas no final minha ligação está sempre com aqui.”
Sorveteria está há 67 anos em funcionamento em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Loja centenária
A loja de roupas masculinas da família Carvalho está completando 101 anos. Começou com o avô do Cássio, agora o Fábio, filho do Cássio e bisneto do fundador é quem está assumindo os negócios.
O Cássio conta que introduziu o filho no negócio da mesma forma como o avô e o pai fizeram com ele. O Fábio começou limpando a loja, depois passou a fazer os serviços de banco, mas já faz um tempo ele entrou de vez na gestão da loja.
“Falei, Fábio, você vai ficar mais na parte da frente da loja, de vendas e de administração dos funcionários. Eu fico nas finanças. Aí dando todo o apoio para ele, para ele se virar e fazer o que tem que fazer. E ele se deu muito bem, evoluiu, está evoluindo cada vez mais, está dando aula, vai começar a dar aula sobre vendas. Estou muito orgulhoso dele”, conta Cássio.
O jovem chegou com uma ideia que fez o pai rever antigos conceitos. Depois de uma pesquisa entre os clientes, o Fábio identificou que quem comprava na loja não eram exatamente as pessoas que estavam passando pelo endereço, mas sim quem saía de casa pensando em comprar na loja.
“Quase 97 anos no calçadão, um pouco mais, e a gente acabou fazendo uma pesquisa e viu que mais de 87% dos clientes iam até a loja, e não que estavam transitando ali em frente à loja. Então a gente falou, vamos facilitar a vida dos nossos clientes, então nós resolvemos vir para o altos da cidade, onde tem estacionamento, é mais fácil de locomover e tem fácil acesso. A mudança trouxe novo fôlego para o comércio”, destaca.
Loja de roupas masculinas completa 101 anos em funcionamento em Bauru, sempre passando de pai para filho
TV TEM/ Reprodução
Esse respiro permitiu os empresários a planejarem o futuro da empresa. A gente espera sempre crescer, fazer com que atenda bem, trazer sempre marcas boas e sempre evoluir junto com a população.
Segundo o IBGE, a cada dez empresas que nascem no Brasil, seis não conseguem sobreviver após cinco anos, por isso os donos dessas empresas tão longevas contam o segredo do sucesso dos negócios.
“Perseverança, nesse país aqui tem que perseverar muito, tem que ter muita seriedade”, acredita Cássio.
“Honestidade e levar o comércio a sério, o que a gente vem fazendo e foi feito até hoje”, completa Elio.
Comércios tradicionais de Bauru resistem ao tempo com gestão familiar
TV TEM/ Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região