Baixo nível do Rio Batalha afeta abastecimento de água em bairros de Bauru
12/02/2024
Reservatório atingiu nível de 1,9 metro na manhã desta segunda-feira (12). Índice normal de operação do sistema é de 3,20 metros. Lagoa de captação do Rio Batalha está abaixo dos 2 metros em Bauru; ideal é 3,20 metros
Reprodução/TV TEM
Moradores de alguns bairros de Bauru (SP) estão sofrendo com falhas no abastecimento de água na cidade. Os déficits se concentram, desde sexta-feira (9), principalmente nos bairros Granja Cecília, Vila Nipônica, Jardim Gaivota, Vila Nipônica, Vila Ipiranga, Vila Paraíso e Jardim Ferraz.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em resposta, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru esclareceu que essas são regiões abastecidas pelo Rio Batalha, e que uma manobra reduziu o nível do rio para 390 litros por segundo, o que pode estar causando a intermitência no abastecimento em momentos de alto consumo.
Tal alteração foi necessária diante da baixa probabilidade de chuva e do aumento considerável no consumo de água durante o carnaval.
O nível do Rio Batalha segue abaixo do ideal. Na manhã desta segunda-feira (12), o Medidor do Nível da Lagoa de Captação, que pode ser acessado pelo site da autarquia, oscilava entre pouco mais de 1,9 metro, enquanto o nível ideal é de 3,2 metros.
Diante deste cenário, o DAE pede aos moradores que façam o uso consciente da água e economizem, priorizando seu uso para alimentação e higiene pessoal.
Confira algumas dicas de consumo consciente:
Optar pelo balde ao lavar o carro pode economizar até 500 litros de água;
Limpar a calçada sem utilizar mangueira: economia de até 250 litros de água;
Tomar banho, fechando a torneira enquanto se ensaboa, pode economizar até 150 litros;
Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça: até 100 litros de água economizados.
Em casos emergenciais de falta de água, a população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-77-10-195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por celular.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: